A Lexus, divisão de luxo da Toyota, comemora o bom resultado comercial no Brasil e em todo o mundo. No mercado local, foram emplacadas 1.208 unidades entre janeiro de dezembro do ano passado, um crescimento de 55% quando comparado com 2018, e que representou o maior crescimento dentre todas as marcas de automóveis de luxo no Brasil e novo recorde de vendas da Lexus no País.
O resultado reflete a boa aceitação de seus modelos no mercado brasileiro, em especial o NX 300h, que chegou ao Brasil em 2015 estabelecendo-se como o principal veículo da gama Lexus e, desde setembro de 2018, é comercializado somente em versão híbrida. Além dele, o destaque é o UX 250h, primeiro crossover compacto de luxo da marca que conta com design inovador e um sistema híbrido ultraeficiente.
Aliás, a partir de março de 2020, o Brasil será o primeiro mercado da Lexus a contar com um portfólio 100% híbrido, veículos estes com isenção do rodízio na cidade de São Paulo.
Veículos híbridos Lexus
Em todo o mundo, a Lexus já vendeu mais de 1 milhão de veículos híbridos em todos os seus mercados de atuação. Atualmente, comercializa 10 modelos equipados com essa tecnologia em seu portfólio global, o que a torna a marca de luxo com a mais ampla gama de produtos híbridos oferecidos em todo o mundo. A tecnologia híbrida alia um motor a combustão a um elétrico autorrecarregável extremamente eficiente, que oferece melhor relação peso/potência. Esse sistema varia a potência entre o motor a combustão e o elétrico, alternando ou combinando os dois conforme necessário.
O primeiro modelo híbrido lançado pela Lexus foi o SUV RX 400h, em 2005. A partir de então, a marca expandiu gradualmente sua oferta de veículos com este tipo de propulsão, lançando, em 2006, o GS 450h, o primeiro sedã híbrido de luxo comercializado até então.
A Lexus no Brasil
Os modelos da marca Lexus são comercializados no Brasil desde 1994, com vendas shop in shop nas concessionárias da Toyota. Entretanto, desde 2012, quando foi inaugurada a primeira revenda em São Paulo, a empresa trabalha para desenvolver um modelo de negócios com distribuição em lojas próprias.
Atualmente, são 16 pontos de contato com o cliente, oferecendo distribuição, pós-venda e showrooms em todo o País. Esses pontos representam 80% de cobertura do mercado de luxo automotivo brasileiro.
Recorde global
Globalmente, as vendas da marca também registraram novo recorde, com 765.330 unidades comercializadas, aumento de 10% em relação ao resultado do ano anterior. No mundo, o modelo UX também teve grande representatividade nas vendas, além do remodelado sedã de luxo ES. O mercado que mais cresceu para a Lexus foi o chinês, com 25% de aumento em comparação com 2018.
As vendas nos seis principais mercados da Lexus em 2019 foram:
América do Norte: ~325.000 unidades (equivalente a 2018)
China (incluindo Hong Kong): ~202.000 unidades (+25%)
Europa: ~87.000 unidades (+14%)
Japão: ~62.000 unidades (+13%)
Extremo Oriente: ~34.000 unidades (+8%)
Oriente Médio: ~32.000 unidades (+8%)