Defeito apresentado: O veículo envolvido na presente campanha é equipado de série com amortecedores a gás na porta traseira, que auxiliam o usuário ao levantar e a apoiar a porta traseira (porta-malas) enquanto ela está na posição aberta. No entanto, foi identificado que durante a produção destes amortecedores, foi utilizada uma temperatura inadequada no processo de revestimento da haste, podendo gerar microfissuras na superfície do revestimento, devido a tensão interna.
Riscos e implicações: A condição apresentada acima pode permitir que o gás presente no interior do amortecedor vaze através das microfissuras quando a haste estiver em uma posição ascendente. Caso uma quantidade suficiente do gás vaze, o amortecedor perderá sua eficiência e não poderá manter a porta traseira (porta-malas) apoiada na posição aberta, causando o risco de ferimentos ao usuário.
Medidas corretivas: A medida para sanar o defeito de forma definitiva consistirá na inspeção dos amortecedores da tampa traseira (porta-malas) instalados no veículo (lado direito e lado esquerdo da tampa traseira) para identificar a possibilidade de existência do defeito mencionado acima.
Caso seja confirmado que algum amortecedor instalado na porta traseira do veículo possa apresentar a falha no processo de revestimento da haste, será realizada a substituição do(s) amortecedor(es) da porta traseira envolvidos na presente campanha.
O tempo de inspeção e eventual reparo é de aproximadamente 1 (uma) hora.
Data do início da campanha: A partir de 14 de novembro de 2019, a Toyota realizará inspeção e eventual substituição do(s) amortecedor(es) da porta traseira do veículo envolvido.
Locais de atendimento e agendamento: O proprietário deverá entrar em contato com a Rede de Concessionárias Autorizadas Lexus, para agendamento prévio. A relação de concessionárias autorizadas para atendimento está disponível no site https://www.lexus.com.br/pt/contact-us/find-a-dealer.html
A Lexus esclarece que a presente campanha será realizada de forma gratuita ao consumidor.