CAMPANHA DE CHAMAMENTO PREVENTIVA VEÍCULOS LEXUS NX350h

Prezado (a) Jornalista,

A Toyota do Brasil veicula a partir de hoje, 16 de maio de 2022, comunicado sobre abertura da Campanha de Chamamento Preventiva dos veículos Lexus NX350h, fabricados entre novembro de 2021 e janeiro de 2022. 

Esta campanha abrange um total de 34 unidades de todos os modelos envolvidos. 

Veja a íntegra do comunicado abaixo. O documento também está disponível na sala de imprensa da Lexus do Brasil (www.lexuscomunica.com.br).

Equipe de Comunicação

Toyota do Brasil

Defeito apresentado: As unidades envolvidas possuem um software do módulo que gerencia o controle de estabilidade do veículo (denominado simplesmente como VSC – Vehicle Stability Control), e este apresenta programação incorreta e pode ser desabilitado de forma não-intencional. Esta desabilitação ocorre quando o motorista desliga, de forma intencional, o VSC do veículo, e, após isso, desliga e liga a ignição com o pedal de freio pressionado. Caso isso ocorra, o VSC não irá retornar para a configuração padrão de estar sempre ligado no próximo ciclo de ignição, e uma luz indicativa de que o VSC foi desligado aparecerá no painel. Com isso, o carro se locomoverá sem a funcionalidade do controle de estabilidade habilitada. Esta condição irá prejudicar o sistema de auxílio de controle de estabilidade.

Riscos e implicações: A condição apresentada acima pode fazer com que o sistema VSC fique desabilitado e a luz de advertência do VSC OFF acenda no painel de instrumentos. Nesta condição, o motorista não terá auxílio do sistema do controle de estabilidade do veículo, implicando a perda do auxílio de estabilidade do veículo, aumentando o risco de acidente com danos materiais ao veículo e lesões físicas graves, especialmente durante a condução em terrenos com baixa estabilidade.

Medidas corretivas: A Campanha será feita em 1 etapa, com início do reparo definitivo em 16 de maio de 2022, e consistirá na reprogramação do software do módulo de controle de estabilidade (VSC).

O tempo de reparo é de até duas horas.

Locais de atendimento e agendamento: O proprietário deverá entrar em contato com a Rede de Concessionárias Autorizadas Lexus para agendamento prévio. A relação de concessionárias autorizadas para atendimento está disponível no site www.lexus.com.br

A Toyota esclarece que a presente campanha será realizada de forma gratuita ao consumidor.

Para informações adicionais, consulte:

S.A.C. Lexus: 0800 539 8727

www.lexus.com.br/pt/contact-us/recall.html 

www.consumidor.gov.br 

TOYOTA DO BRASIL