Lexus anuncia novo RX 500h no Brasil

Resumo do Conteúdo

  • Completamente redesenhada, quinta geração do SUV premium incorpora a transformação da marca Lexus, apresentando uma nova plataforma global
  • Modelo alia desempenho Lexus Driving Signature refinado e simboliza o design de próxima geração da marca
  • Motor 2,4L turbo conta com sistema híbrido recém-desenvolvido e sistema de tração integral DIRECT4
  • SUV chega em versão única F-Sport

A Lexus do Brasil, marca pioneira por ter todo seu line-up eletrificado desde 2020, anuncia hoje, 26 de abril de 2023, a chegada do novo RX 500h no País. O SUV híbrido que desembarca por aqui em sua quinta geração, exclusivamente na versão F-Sport, a mais potente da linha, foi totalmente renovado. O RX é um modelo flagship global no portfólio da Lexus, e é diferente de tudo o que a marca já produziu até hoje.

O RX 300 foi pioneiro no segmento de SUV de luxo quando estreou na América do Norte, em 1998. Em 2005, a Lexus lançou seu primeiro modelo híbrido, o RX400h, como o primeiro SUV híbrido de luxo do mundo. Como modelo principal da Lexus, o RX evoluiu ao longo dos anos com o apoio de muitos clientes em todo o mundo.

Nessa nova geração, o primeiro desafio da engenharia Lexus no novo RX foi criar um carro divertido de dirigir e que pudesse dialogar com o motorista. Já a filosofia Lexus Driving Signature, baseada nos pilares de Conforto, Controle e Confiança, foi aprimorada ao evoluir completamente os fundamentos do veículo, mantendo a condução refinada e o bom nível de sofisticação e silêncio a bordo, que são as origens da marca Lexus.

O novo RX 500h F-Sport estreia no Brasil o novo sistema de tração DIRECT4 nas quatro rodas que entrega melhor dirigibilidade e respostas precisas durante aceleração e frenagem, além de mais estabilidade e conforto. Presente originalmente no modelo RZ, primeiro SUV elétrico da marca, apresentado globalmente no ano passado, esse controle preciso da tração funciona em conjunto com um sistema elétrico híbrido recém-desenvolvido para maximizar a aderência das rodas dianteiras e traseiras. Conta também com sistema DRS que faz a esterço das rodas traseiras, recurso que facilita manobras e dá mais estabilidade ao carro em curvas. Com a novidade, os motoristas dispõem de uma experiência de direção revigorante, direta e com muito torque.

O novo RX cumprirá sua missão no portfólio da marca no Brasil como um modelo central global que contribui para uma sociedade neutra em carbono, mantendo-se próximo das necessidades e dos estilos de vida cada vez mais diversificados dos clientes.

Novo design – pensado para a sofisticação

Para o design exterior, a Lexus assumiu outro desafio: o de criar uma identidade única, por meio da utilização do “spindle body” – o conceito de uma nova grade, que proporciona uma ampla funcionalidade de refrigeração com um estilo sofisticado que transmite a nova experiência de condução. A grade frontal segue com efeito tridimensional, que dá a sensação de robustez ao veículo.

O modelo também agrega um conjunto óptico composto por faróis de LEDs com acendimento automático, ajuste automático de altura e lavador. O novo RX 500h conta ainda com função DRL em formato de “L”, que comunica bem a identidade visual da marca, remetendo ao logo da companhia.

Na traseira, as lanternas invadem a tampa do porta-malas e oferecem melhor iluminação. A assinatura Lexus também está presente centralizada na tampa do porta-malas. A coluna “C” do SUV tem, ainda, uma caída que torna o visual cupê, incorporando um efeito de esportividade.

Interior – luxuoso e tecnológico

Pautado pelo princípio de Omotenashi da marca, termo em japonês que significa hospitalidade, o novo Lexus RX 500h foi desenvolvido de dentro para fora, ou seja, todos os comandos se mantêm em posição ergonômica, a fim de garantir uma condução confortável e segura.

O design interior baseia-se no conceito Tazuna, centrado no ser humano, com assentos que permitem uma ligação mais profunda e intuitiva entre o automóvel e o condutor para uma dirigibilidade emocionante, em uma cabine espaçosa e confortável para os passageiros. Além disso, o cockpit foi desenvolvido para maximizar o prazer de dirigir.

O acabamento de couro reveste o volante e a manopla de transmissão. O painel e console central, que obteve reposicionamento do câmbio automático e porta-objetos, inclui itens de alumínio que deixam o visual ainda mais sofisticado e esportivo, como as pedaleiras também feitas deste material. Carregador por indução para smartphones também está presente na versão.

O Lexus RX 500h contém central multimídia com tela de 14” com avançados recursos de infoentretenimento e conectividade via Bluetooth, com espelhamento de aplicativos como Google Maps, Waze, Spotify, Apple Music e WhatsApp, via sistemas Android e Apple, ou por meio de entradas USB. O sistema ainda conta com recurso de controle por voz que permite ajustes por meio da frase “Olá Lexus”.

O RX vem com ar-condicionado digital de tripla zona, digital integrado frio e quente, sensor de umidade e sistema S/Flow com função Concierge, que vincula o sistema de ar com ventilação, de acordo com a temperatura programada pelo motorista ou passageiro, sendo três níveis de resfriamento com opção de regulagem automática.

Motorização eficiente

O RX 500h é equipado com o potente propulsor a combustão turbo de 2,4 litros com quatro cilindros e dois motores elétricos, que somados entregam potência de 371 cv e torque de 46 kgfm. Juntos, eles oferecem alta eficiência e economia de combustível, além de uma agradável experiência de performance com baixo nível de emissões.

O SUV de luxo ainda é equipado com transmissão Hybrid Transaxle otimizada de seis marchas, que proporciona acelerações mais lineares, reduz ou aumenta as marchas e pode gerar alto torque em baixas rotações, o que permite maior controle da condução sem desperdiçar energia. Tecnologia aliada à eficiência de combustível.

O RX 500h tem quatro modos de condução, divididos em: Normal, ECO, Sport e Custom. Neste último, o cliente pode configurar a direção para o modo Sport e o ar-condicionado para o modo ECO, por exemplo.

Funcionamento DIRECT4

O DIRECT4 é um sistema inteligente de tração nas quatro rodas que monitora e controla constantemente a quantidade de torque de acionamento e a força de frenagem fornecida entre os dois eixos do veículo. Um elemento-chave do sistema de distribuição de torque é o e-Axle, uma unidade de acionamento que combina um motor elétrico de alto torque, ECU e transmissão em um pacote compacto e modular. A unidade está localizada entre as rodas e configurada de forma que o motor e a transmissão estejam no mesmo plano para otimizar a distribuição da força motriz de forma mais instantânea.

Direção traseira dinâmica – DRS

Ao monitorar a velocidade do veículo, o sentido da direção e as entradas do motorista, o sistema calcula constantemente o ângulo ideal para todas as quatro rodas a qualquer momento. Ele controla de forma independente os ângulos de direção dianteiro e traseiro, melhorando a resposta nas curvas, a aderência traseira, a estabilidade do veículo e a agilidade geral nas curvas. Além disso, o DRS mede a velocidade do veículo e a taxa de guinada (a diferença entre a direção em que o veículo está viajando e o ângulo para o qual a carroceria está apontando), o ângulo e a velocidade da direção e as forças G laterais. Ele usa esses dados para determinar o ângulo de direção ideal para as rodas traseiras. Em velocidades abaixo de 80 km/h, as rodas dianteiras e traseiras giram em direções opostas; acima dessa velocidade, eles giram na mesma direção – no máximo 4 graus, o que proporciona excelente controle e precisão, sustentados por segurança e estabilidade.

Segurança

No quesito segurança passiva, o RX 500h conta com sete airbags, sendo um de joelho, para o motorista; dois laterais (cortina); dois frontais; e dois laterais, para o motorista e o passageiro dianteiro. Além disso, tem tecnologias de segurança ativa para auxiliar os condutores, por meio do mais sistema Lexus Safety System 3.0:

• Sistema de Saída de Faixa (LTA): o sistema entra automaticamente em ação e avisa o motorista com um sinal sonoro ou vibração no volante, para corrigir o curso sempre que ultrapassar as marcações da pista.

• Sistema de Mudança de Faixa (LDA): o sistema entra automaticamente em ação para auxiliar o motorista no processo de mudança de faixa, monitorando aproximação de carros, para prevenir potenciais colisões.

• Sistema de Colisão Frontal (Pre-Crash): suporte na prevenção de colisão e danos por meio de alertas sonoros. Se necessário, ativa automaticamente o sistema de frenagem (acima de 20 km/h).

• Farol Alto Adaptativo (AHS): acende e apaga alguns dos LED’s do farol do veículo, para evitar o ofuscamento do motorista à frente e na mão contrária, o que ajuda a garantir a visibilidade ideal durante a condução noturna.

• Controle de Velocidade e Cruzeiro Adaptativo (DRCC): utiliza laser, radar e câmeras, ou um desses sistemas, para manter uma distância constante e segura em relação ao carro da frente. O sistema ainda diminui ou aumenta automaticamente a velocidade, de acordo com o tráfego.

Outros recursos de segurança

• Alerta de Ponto Cego (BSM): monitor de ponto cego que identifica automóveis fora do campo de visão do motorista e emite alertas por meio de aviso no retrovisor externo do veículo.

• Suporte a frenagem de estacionamento: dispositivo que emite um aviso sonoro para informar o motorista sobre a presença de tráfego na traseira do veículo e caso necessário age com frenagem automática enquanto possui velocidade de até 20km/h.

• Radar de verificação de perímetro (Safety Exit Assist – SEA): sistema que opera com o auxílio dos sensores do BSM para detectar veículos que se aproximarem por trás, incluindo bicicletas, para evitar colisões com a porta aberta. Se o sistema identificar um potencial acidente, um sinal sonoro será emitido, junto com um alerta visual que se acenderá no retrovisor externo. Caso a pessoa insista em abrir a porta, o sistema realizará o travamento automático.

Também conta com controle de tração e estabilidade e assistência de partida em subida. Completam o pacote: luzes de iluminação lateral (cornering lamp), sensores de estacionamento inteligente (Intelligent Clearance Sonar – ICS) até 15 km/h e Assistente Ativo em Curvas (Active Cornering Assist – ACA).

O utilitário esportivo também vem de série com freios ABS ventilados nas quatro rodas e regenerativos na dianteira, com Freio Eletrônico – Distribuição de Força (EBD), sistema Isofix, conta com câmera de visão 360° e sistema de auto estacionamento.

Cores

O novo RX 500h chega ao Brasil em seis cores: Branco Super Nova, Azul Olimpio, Prata Iridium, Cinza Cromo, Bronze e Preto Grafite. Para o interior, estão disponíveis duas cores: “Preto F-Sport” e “Granada F-Sport”.

Preço

A novidade desembarca em versão única F-Sport com preço sugerido de R$ 564.990.

Esse projeto colabora diretamente para os seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU: